Covalent e seu token CQT

Rick N
5 min readMay 31, 2021

Introdução

Qual a primeira coisa que lhe vem a mente quando alguém você escuta a palavra Covalente?

Se você é ou foi um bom estudante de Química ou gostava desta matéria, se lembrará das ligações Covalentes, que são formadas através do compartilhamento de elétrons entre átomos.

A característica de conectar átomos através de elétrons foi a fonte de inspiração para nomear o projeto Covalent, que tem esse nome porque visa “conectar” o atual grande mundo centralizado com o promissor, mas ainda incipiente mundo descentralizado.

Fundada em 2018 pelos co-fundadores Ganesh Swami and Levi Aul, a primeira versão do protocolo Covalent foi apresentada num fim de semana em um hackathon de sistemas distribuídos no outono de 2017.

Covalent fornece um framework unificado de APIs (Application Programming Interface), possibilitando o acesso à bilhões de dados de blockchain.

Mas por que o acesso à tantos dados é importante? Podemos dizer que a informação é hoje o bem mais valioso do mundo. É por meio dos dados que as empresas traçam suas estratégias e determinam seus rumos. Em um mundo cada vez mais globalizado e com milhões de dados sendo gerados em frações de segundo, o Big Data se tornou uma peça fundamental nos dias de hoje.
No mundo do blockchain, onde milhões de transações ocorrem diariamente, o uso de APIs torna a vida muito mais fácil para quem quer acessar e fazer uso dos dados.

Covalent está pronto para lidar com o escalonamento de dados.

A título de exemplo, algumas métricas de Covalent:

✅ 25 bilhões de transações de blockchain indexadas incluindo todas as transações desde o gênesis (criação das rede).
✅ Mais de 30.000 conjuntos de preços para pares de moedas fiduciárias e criptomoedas.
✅ Mais de 200.000 contratos inteligentes disponíveis com estruturas de dados internas para consulta.
✅ Taxa de atualização dos dados a cada 30 segundos

Embora a tecnologia blockchain seja aberta e pública, o acesso aos dados é difícil, especialmente quando é preciso acessar dados históricos.

Covalent tem como principal objetivo oferecer um conjunto completo de APIs (https://www.covalenthq.com/docs/api), que ainda está em crescimento, de fácil utilização e acesso, para que qualquer pessoa ou empresa possa confiar nos dados e usá-los, seja para uso pessoal ou comercial.

O intuito deste artigo não é dissecar a ampla gama de possibilidades de uso das APIs da Covalent, mas sim apresentar o seu token e seu tokenomics.

CQT

Covalent tem seu próprio token, CQT, que é utilizado tanto para interagir com o protocolo quanto para efeitos de governança da plataforma.

Podemos elencar os casos de uso do CQT em três categorias:

  1. Staking: Detentores (holders) de CQT poderão depositar (stake) seus tokens e delegá-los aos validadores da rede. Ao fazer isso, os detentores podem ganhar de 3% à 20% por ano sobre o valor de seus tokens delegados, sem considerar juros compostos, de acordo com a quantidade total de tokens depositados (staked) na plataforma. Os validadores ganharão taxas por responder consultas e também cobram uma taxa pela delegação dos tokens de cada detentor de CQT. Os validadores que não cumprirem com requisitos de disponibilidade por um determinado tempo, serão penalizados e seus tokens CQT serão reduzidos.
  2. Utilização no ecossistema da Covalent: CQT é o token de acesso à rede da Covalent, e que é usado como moeda para as consultas de dados dos usuários da API. Os usuários de Covalent pagam taxas para terem suas consultas respondidas. Usuários da rede, participantes ativos na comunidade e detentores de CQT recebem incentivos de CQT. O CQT será usado também para incentivar a criação da de aplicativos que usam o banco de dados da rede da Covalent.
  3. Governança: O CQT servirá principalmente como um token de governança, dando direitos de voto aos detentores do token (holders), que podem decidir, através de votação, diversos parâmetros do sistema, tais como novas fontes de dados, geolocalizações específicas, requisitos de modelagem de dados, entre outros parâmetros da rede.

Tokenomics

Tokenomics, como tradução literal significa economia do token, mas pessoalmente prefiro o termo em inglês. Tokenomics nada mais é do que um documento que serve para o entendimento da oferta e da demanda de uma determinada criptomoeda. De posse do tokenomics, é possível saber o total de criptomoedas a ser emitido num período do tempo, quanto de alocação cada investidor possui e como a distribuição do token será feita no decorrer do tempo.

Figura 1 — Alocação de CQT

Como percebe-se pelo gráfico acima, a maior parte da alocação do CQT está reservada para o ecossistema da Covalente e para a reserva de recursos do projeto e que pode ser utilizada de acordo com necessidades futuras. Os tokens CQT são liberados de acordo com o cronograma abaixo:

Figura 2- Emissão de CQT

A oferta máxima de CQT é de 1 bilhão de tokens e será atingida 50 meses após o evento de emissão do token.

Uma forma mais clara de ver o gráfico de emissão do token CQT acima é sumarizada através dos quadros abaixo:

Figura 3 — Resumo da circulação de CQT
Figura 4 — Quadro detalhado da emissão de CQT

É importante frisar que todas as vendas do token CQT (semente, ofertas privadas e pública) já foram realizadas.

Na oferta pública conduzida no site da Coinlist, foram vendidos com sucesso o equivalente à US$ 10 milhões em tokens CQT para cerca de 14 mil investidores. Foram 3 opções de compra ofertadas e vendidas totalmente:

  • Opção 1: $0.35 por token e $1,000 de investimento máximo
  • Opção 2: $0.3 por token, $2,000 de investimento máximo
  • Opção 3: $0.25 por token, $3,000 de investimento máximo

As emissões dos tokens CQT para cada uma da opções disponíveis na oferta pública está descrita no quadro detalhado da figura 4.

Anteriormente a Covalent já havia revelado que, nos últimos seis meses, conduziu duas rodadas de financiamento, que totalizaram US$ 5,1 milhões, encabeçada por empresas peso-pesados e muito conhecidas no mercado, como Woodstock Fund, 1kx Capital, Mechanism Capital, AU21, Brilliance, TRGC, Alameda, CoinGecko, Hashed, Binance Labs, Coinbase Ventures, Delphi Ventures e Hypersphere Ventures.

O evento de emissão dos tokens CQT ainda não tem uma data definida, mas provavelmente deve ocorrer no mês de Junho de 2021, talvez simultaneamente com sua listagem na Coinlist.

Conclusão

Covalent é um projeto global e que almeja resolver os problemas relativos à transparência e visibilidade dentro do blockchain, fornecendo acesso fácil e rápido à dados de blockchain profundos, granulares e históricos.

Links Úteis

Site | Twitter | Telegram | Discord| Reddit

--

--